sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Antigas Festas, Procissões e Romarias

Aqui se apresentam as Fontes da nossa Imprensa local (e não apenas a indicação heurística) para servir o investigador que venha, algum dia, a centrar o seu interesse no estudo das Festas (as religiosas, mas também algumas cívicas) que o Povo de Vila do Conde realiza, desde tempos antigos do crepúsculo da Monarquia Portuguesa (Anos 70 do século XIX) ao termo da época da Primeira República (princípios dos Anos 30 do século XX). Quem diz Festas Religiosas, diz Procissões e Romarias não raramente manifestações mais importantes da crença, da devoção, do sentimento e da alegria da nossa Gente.

Terceira parte
AS FESTAS
CÍVICAS
NA VILA

FESTA DO 5 DE OUTUBRO, O Democratico, 5-X-1913, 10-X-1915
                                                  A Republica, 10-X-1915



















O Partido Republicano vilacondense, tendo à sua frente o nosso Município, organizou e levou a efeito, no passado dia 5 do corrente, 2º aniversário da Implantação da República Portuguesa, ruidosas festas.
Além dos festejos populares, com iluminações, músicas e fogo de artifício, houve um cortejo cívico em que se incorporaram a Câmara, magistrados e empregados públicos, associações locais, escolas primárias desta vila e concelho, carros alegóricos, etc, etc, e uma sessão solene, no Teatro Afonso Sanches, com distribuição de prémios aos professores e alunos mais distintos.
                                                                     Illustrção Villacondense, X-1912

Três anos de canseiras se passaram por sobre o advento da Causa Republicana... Manuel d'Arriaga continuará para nós a ser o venerando ancião, o enorme talento, incumbido de responder às aspirações dum Povo. Viva a República!
                                                                    O Democratico, 5-X-1913

FESTA DA ÁRVORE, O Democratico, 20-II-1916, 5-III

FESTA DO 1º DE MAIO, O Democratico, 9-V-1915, 4-V-1919

FESTA DA FLOR, O Democratico, 15-IV-1923

____________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário