domingo, 18 de dezembro de 2011

HISTORIAL 2011

RELAÇÃO DAS ACTIVIDADES SÓCIO-CULTURAIS
REALIZADAS PELO ATENEU DURANTE O ANO DE 2011


1. ASSEMBLEIA GERAL
2 de Fevereiro

No Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila do Conde, onde foi apreciado o Relatório de Contas de Gerência do ano de 2010, e foram avaliadas as acções sócio-culturais do mesmo ano.

2. A MAÇONARIA E A REPÚBLICA
8 de Abril

Conferência sobre uma Instituição da maior importância para a compreensão da nossa sociedade democrática, a cargo do Dr. Luciano Vilhena Pereira, membro do Grande Oriente Lusitano, destacada figura dos meios intelectuais e cívicos do Porto.

3. AO ENCONTRO DOS ESCRITORES
18 de Junho



Digressão guiada pela Drª Marta Miranda, Directora da Biblioteca Municipal, seguindo a trajectória de ilustres Escritores que passaram por Vila do Conde ou aqui viveram e ficaram, de Afonso Sanches a Ruy Belo.

4. A TOPONÍMIA DE VILA DO CONDE
16 de Setembro



Conferência pronunciada, no Auditório da Biblioteca Municipal José Régio, pelo Presidente da Direcção do Ateneu, na qual procurou mostrar a origem dos topónimos das Freguesias, com relevo para a proposta de Vila do Conde ser o nome de uma vila romana de étimo celta.

5. DILIGÊNCIAS CULTURAIS

Além de diversas sugestões de enriquecimento toponímico da nossa Cidade, foi apresentada pela Direcção do Ateneu à Câmara Municipal a proposta de criação do Grande Colar de Vila do Conde, para uso do Presidente, ou de quem suas vezes fizer, em actos públicos de cerimonial e protocolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário